Projeto
Projeto SRN - Minério de Ferro
Localizado na porção centro-sul do Estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, o Projeto SRN se encontra em fase avançada de pesquisa mineral, na qual foram realizados trabalhos de mapeamento geológico, levantamentos geofísicos aéreos e terrestres, amostragem de superfície, abertura de trincheiras, sondagem diamantada, teste de metalúrgia, modelagem geológica e avaliação de recursos potenciais do projeto.
PROJETO SRNDetalhe de corpo aflorante. | PROJETO SRNDetalhe de uma amostra de minério apresentando bandamentos intercalados de mineralização de ferro. |
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PROJETO SRNMinério de Ferro. | PROJETO SRNRegião com predominância de vegetação típica de áreas de caatinga e cerrado, tendo como clima característico o semi-árido, com média pluviométrica anual abaixo de 700 milímetros. |
PROJETO SRNÁrea com corpos de minério aflorantes. | PROJETO SRNAbertura de trincheira para exposição do minério localizado próximo à superfície. |
PROJETO SRNLocalização de furo de sondagem. | PROJETO SRNRealização de serviços de sondagem nas áreas de interesse do projeto. |
PROJETO SRNCaixa de testemunho de sondagem de minério de ferro magnetítico. |
Tipo de Minério
Minério de Ferro Magnetítico
Recursos
De acordo com Estudo de Ordem de Magnitude (ODM) elaborado pela empresa BNA-MICROMINE e concluído em 2014, o Projeto SRN possui recursos potenciais da ordem de 800 milhões de toneladas de minério, com teor médio de 23% de Fe e custo de produção extremamente competitivo.
Processamento a seco
A SRN Mineração está desenvolvendo um processo integrado de produção de minério de ferro magnetítico por via seca. O beneficiamento a seco apresenta diversas vantagens, porque não há captação de água para o consumo industrial e não há necessidade de barragens, grande foco de problemas sócio-ambientais nos últimos anos.
O método tradicional de beneficiamento da hematita utiliza pelo menos 1.000 litros de água na separação de cada tonelada de minério. O processamento de minério de ferro magnetítico a seco apresenta as seguintes vantagens em relação aos métodos tradicionais:
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Não requer adição de água;
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Não requer barragens de rejeito, minimizando os riscos de danos ambientais e contaminação com produtos químicos;
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A siderurgia da magnetita libera menos carbono que o mesmo processo feito com hematita
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A recuperação ambiental fica facilitada, devolvendo os rejeitos secos às cavas e tranformando as mesmas em açudes.
Logística
A região possui logística facilitada para o escomento da produção através das rodovias BR-020 e PI-140/BR-324, com deslocamento de aproximadamente 100 Km pela última rodovia mencionada até o ponto de embarque na Ferrovia Transnordestina. Deste ponto, o escoamento da produção segue aproximadamente 900 Km por ferrovia até o porto de Suape, localizado no Estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Outra possibilidade é o escoamento por cerca de 1000 Km via férrea até o porto de Pecém, localizado no Estado do Ceará, região Nordeste do brasil.
PROJETO SRNEscoamento da produção das áreas de exploração por cerca de 30 Km pela BR-20 até São Raimundo Nonato - PI e, a partir desta cidade, cerca de 100 Km pela rodovia Pi-140/BR-324 até o ponto de embarque da Ferrovia Transnordestina. | Ferrovia TransnordestinaO ponto de embarque da Ferrovia Transnordestina fica localizado a 100 Km da cidade de São Raimundo Nonato - PI. A produção poderá ser escoada para o porto de Suape - PE ou Pecém - CE. |
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PROJETO SRNPorto de Suape, localizado no Estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil, distante cerca de 800 Km do ponto de embarque na ferrovia. | PROJETO SRNPorto de Pecém, localizado no Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, distante cerca de 1000 Km do ponto de embarque na ferrovia. |