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Projeto

Projeto SRN - Minério de Ferro

Localizado na porção centro-sul do Estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, o Projeto SRN se encontra em fase avançada de pesquisa mineral, na qual foram realizados trabalhos de mapeamento geológico, levantamentos geofísicos aéreos e terrestres, amostragem de superfície, abertura de trincheiras, sondagem diamantada, teste de metalúrgia, modelagem geológica e avaliação de recursos potenciais do projeto.

PROJETO SRN

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Detalhe de corpo aflorante.

PROJETO SRN

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Detalhe de uma amostra de minério apresentando bandamentos intercalados de mineralização de ferro.

PROJETO SRN

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Minério de Ferro.

PROJETO SRN

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Região com predominância de vegetação típica de áreas de caatinga e cerrado, tendo como clima característico o semi-árido, com média pluviométrica anual abaixo de 700 milímetros.

PROJETO SRN

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Área com corpos de minério aflorantes.

PROJETO SRN

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Abertura de trincheira para exposição do minério localizado próximo à superfície.

PROJETO SRN

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Localização de furo de sondagem.

PROJETO SRN

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Realização de serviços de sondagem nas áreas de interesse do projeto.

PROJETO SRN

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Caixa de testemunho de sondagem de minério de ferro magnetítico.

Tipo de Minério

Minério de Ferro Magnetítico

Recursos

De acordo com Estudo de Ordem de Magnitude (ODM) elaborado pela empresa BNA-MICROMINE e concluído em 2014, o Projeto SRN possui recursos potenciais da ordem de 800 milhões de toneladas de minério, com teor médio de 23% de Fe e custo de produção extremamente competitivo. 

Processamento a seco

A SRN Mineração está desenvolvendo um processo integrado de produção de minério de ferro magnetítico por via seca. O beneficiamento a seco apresenta diversas vantagens, porque não há captação de água para o consumo industrial e não há necessidade de barragens, grande foco de problemas sócio-ambientais nos últimos anos.

O método tradicional de beneficiamento da hematita utiliza pelo menos 1.000 litros de água na separação de cada tonelada de minério. O processamento de minério de ferro magnetítico a seco apresenta as seguintes vantagens em relação aos métodos tradicionais:

  • Não requer adição de água;

  • Não requer barragens de rejeito, minimizando os riscos de danos ambientais e contaminação com produtos químicos;

  • A siderurgia da magnetita libera menos carbono que o mesmo processo feito com hematita

  • A recuperação ambiental fica facilitada, devolvendo os rejeitos secos às cavas e tranformando as mesmas em açudes.

Logística

A região possui logística facilitada para o escomento da produção através das rodovias BR-020 e PI-140/BR-324, com deslocamento de aproximadamente 100 Km pela última rodovia mencionada até o ponto de embarque na Ferrovia Transnordestina. Deste ponto, o escoamento da produção segue aproximadamente 900 Km por ferrovia até o porto de Suape, localizado no Estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Outra possibilidade é o escoamento por cerca de 1000 Km via férrea até o porto de Pecém, localizado no Estado do Ceará, região Nordeste do brasil.

PROJETO SRN

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Escoamento da produção das áreas de exploração por cerca de 30 Km pela BR-20 até São Raimundo Nonato - PI e, a partir desta cidade, cerca de 100 Km pela rodovia Pi-140/BR-324 até o ponto de embarque da Ferrovia Transnordestina.

Ferrovia Transnordestina

Ferrovia Transnordestina

O ponto de embarque da Ferrovia Transnordestina fica localizado a 100 Km da cidade de São Raimundo Nonato - PI. A produção poderá ser escoada para o porto de Suape - PE ou Pecém - CE.

PROJETO SRN

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Porto de Suape, localizado no Estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil, distante cerca de 800 Km do ponto de embarque na ferrovia.

PROJETO SRN

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Porto de Pecém, localizado no Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, distante cerca de 1000 Km do ponto de embarque na ferrovia.

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